A importância da fotografia no marketing digital

Caprichar na divulgação de sua marca é fundamental se você deseja ver o seu negócio crescer, neste momento, a fotografia se torna uma boa aliada do marketing digital para encantar o seu cliente.

Nos últimos anos, as mídias sociais tornaram-se um importante canal de vendas, transformando-se em vitrine para a divulgação de uma infinidade de produtos e serviços.

Fora as redes sociais, o website é considerado a casa das marcas e o principal canal de comunicação direta com o seu público. Através dele, além da possibilidade da implantação de uma loja virtual, também é possível coletar informações sobre os seus clientes e leads, criar autoridade na internet por meio da publicação de conteúdos relevantes, entre outras ações vantajosas para o seu negócio.

Porém, sem um bom trabalho de fotografia de nada adianta investir nesses dois tipos de plataforma. Conhece aquela expressão “a primeira impressão é a que fica”? Pois bem, no ambiente digital, as pessoas se relacionam com as marcas pelo intermédio das imagens, tendo isso em vista, é imprescindível que elas possuam uma boa qualidade para chamar a atenção do público.

Victor Escobar, sócio-diretor da agência EscaEsco Comunicação adverte: “o consumidor está cada vez mais conectado e exigente, portanto, é natural que antes de efetuar qualquer compra, ele examine minuciosamente as fotos dos produtos que pretende adquirir para avaliar a sua qualidade e o seu material”.

Victor também destaca que imagens bem produzidas transmitem profissionalismo e credibilidade para a marca, e quanto mais original e criativa a fotografia for, maiores serão as chances de convencer o consumidor a efetuar a compra.

Que tipo de fotografia utilizar em cada canal?

Para obter melhores resultados para o seu negócio, confira quais fotografias usar em cada canal:

Redes Sociais

As mídias sociais demandam mensagens diretas e rápidas. Considerando que o tempo que temos para capturar a atenção dos usuários é relativamente curto, foque no elemento mais marcante da fotografia para comunicar a mensagem de forma certeira.

Website

Quem está navegando em seu site gostaria de ver quais são as pessoas por trás de sua empresa, pois isso transmite confiança, segurança e comprometimento. Além de apresentar a sua equipe, mostrar a estrutura de seu negócio também pode ser positivo para a sua marca. 

Blog

Quem visita um blog está buscando mais informações sobre a sua empresa, produtos e/ou serviços. Sendo assim, utilize imagens que, além de chamar a atenção do visitante, também complementem o que está sendo dito no texto divulgado. 

E-commerce

Por último, porém não menos importante, as fotos de sua loja virtual impactam diretamente nas vendas, por isso, capriche na fotografia de todo esse ambiente. Aqui, o seu produto é o centro de todas as atenções, então foque em seus detalhes, capte todos os seus ângulos e preze pela qualidade e boa iluminação das imagens.

Como produzir boas fotos?

Confira a seguir algumas dicas de como tirar boas fotos para cativar o seu público:

  • Produza um cenário bonito e de acordo com a proposta do ensaio;
  • Dê muita atenção à iluminação;
  • Capriche no enquadramento da imagem;
  • Capte os melhores ângulos do produto;
  • Ao invés de utilizar o zoom, fotografe o produto de perto, se precisar;
  • Invista em uma máquina fotográfica profissional ou semiprofissional, se não puder, utilize um smartphone com uma boa câmera.

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