Como desenvolver landing pages de sucesso?
Também conhecidas como “páginas de captura” e “páginas de aterrissagem”, as landing pages são muito utilizadas nas estratégias de marketing digital, pois tendem a resultar em altas taxas de conversão para as empresas. Descubra agora como criar páginas de conversão de sucesso para o seu negócio.
Técnica de grande importância para a atração de novos clientes, as landing pages têm como principal objetivo converter os visitantes em leads, ou seja, em oportunidades de negócio…
Mas o que são landing pages?
Conhecidas como páginas de conversão, elas são desenvolvidas para conduzir o usuário a realizar uma ação específica dentro de um blog ou site. Essa ação pode ser o download de um e-book, a assinatura de uma newsletter ou a inscrição para um curso online, por exemplo.
Em troca desses benefícios, a empresa consegue informações como o endereço de e-mail e/ou o telefone do usuário e, dessa forma, obtém um contato direto desses potenciais clientes, o que possibilita que as marcas desenvolvam, no futuro, um relacionamento com essas pessoas e trabalhem com a oferta de produtos ou serviços.
Existem diversos tipos de landing pages, mas os principais são:
- Página de captura: é aquela que disponibiliza algum material de forma gratuita, como um e-book. Ao acessá-la, o visitante preenche um formulário de cadastro e, em seguida, é redirecionado para outra página, na qual pegará o seu brinde;
- Página de agradecimento: é a página para a qual o usuário é redirecionado ao preencher o formulário na página de captura, onde ele terá acesso ao material gratuito;
- Página de vendas: essa é a página de oferta de um produto/serviço. Ela contém todas as informações sobre o item à venda, dados de pagamento e o link para compra.
Como desenvolver landing pages de sucesso?
Victor Escobar, sócio-diretor na EscaEsco Comunicação dá a primeira dica de ouro: “Sobretudo é preciso ser simples. Diferentemente das páginas tradicionais, landing pages não podem ter excesso de elementos, pois isso pode tirar a atenção dos usuários e colocar em risco o objetivo principal dessa estratégia que é a conversão”.
Confira a seguir outros passos importantes que devem ser levados em consideração para a criação de landing pages que tragam bons resultados:
- Crie títulos chamativos e que vão direto ao ponto;
- Capriche no layout e na seleção das imagens, pois uma boa fotografia ajuda a atrair a atenção e a encantar os potenciais clientes;
- Use CTA (Call-to-Action ou, em português, chamada para ação), ou seja, botão ou texto que convide o usuário a realizar uma ação específica como: “baixe agora”, “clique e confira”, “teste grátis”, “10% de desconto” e “assista um mês grátis”;
- Seja sempre objetivo nas informações;
- Crie formulários com foco em perguntas que visem obter as informações indispensáveis para qualificar seu tipo de cliente ideal;
- Vídeos costumam ajudar na conversão de leads, por isso, analise o seu uso de acordo com a oferta de sua marca;
- Inclua uma prova social: depoimentos, comentários e avaliações de outros usuários ajudam a construir a confiança do usuário e podem facilitar a conversão;
- Use um contador regressivo, esta estratégia ajuda a aumentar o senso de urgência e escassez, fazendo com que os usuários completem a ação o mais breve possível.
Outra sugestão preciosa no momento do desenvolvimento de landing pages é a execução de testes A/B, no qual um grupo segmentado A visualizará uma versão da página e o grupo B verá outra verão do mesmo conteúdo. Isso ajudará a equipe de marketing a compreender o que funciona melhor para o seu negócio.
Por fim, a empresa que criar sua landing page deve seguir a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) na hora de realizar a captura desses dados dos usuários.
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