E-mail marketing: uma estratégia efetiva

O e-mail marketing não é mais considerado apenas um tipo de anúncio com foco em vendas. Atualmente, ele também é uma forma de promover o seu negócio e estreitar o relacionamento com a sua audiência.

De acordo com um estudo publicado pelo Statista Research Department no início deste ano: em 2020, o número de usuários de e-mail, ao redor do mundo, alcançou a marca de quatro bilhões. E esse número deve crescer para 4,6 bilhões de usuários em 2025.

No último ano, cerca de 306 bilhões de e-mails foram enviados e recebidos todos os dias em todo o planeta e a estimativa é que essa quantia supere o valor de 376 bilhões de e-mails diários em 2025.

O que é e-mail marketing?

E-mail marketing trata-se do envio de mensagens para uma lista de contatos pré-definidos com o objetivo de firmar uma comunicação com estes usuários, atingindo os objetivos definidos pela equipe de marketing.

Na maioria das vezes, o disparo desses e-mails é realizado através de ferramentas de automação, como:

Apesar de desacreditado por muitos profissionais, o e-mail marketing é um dos meios mais antigos para conversar com o público e, ainda, uma das principais estratégias de marketing digital.

Excelente para nutrir leads e gerar vendas, ele possui uma ótima taxa de ROI, ou seja, retorno sobre investimento.

Os tipos de e-mail marketing que você pode utilizar em suas estratégias:

  • Newsletter;
  • E-mails promocionais;
  • Atualizações de blog;
  • E-mails transacionais;
  • E-mails editoriais;
  • Fluxo de nutrição;
  • Pesquisas.

Vantagens do e-mail marketing

Se você ainda não utiliza essa estratégia, vamos te mostrar como ela pode ser vantajosa para o seu negócio. Com o e-mail marketing é possível:

  • Aumentar o tráfego de clientes em seu site;
  • Alavancar o número de vendas de sua empresa ou e-commerce;
  • Promover os seus conteúdos;
  • Estreitar o relacionamento com os seus clientes;
  • Nutrir e educar os seus leads;
  • Expandir o alcance de diversos públicos.

Porém, Romeu Escanhoela, sócio da EscaEsco Comunicação, lembra que para elaborar um e-mail marketing que dê resultado e não vá parar na caixa de spam, é fundamental respeitar as boas práticas que envolvem essa técnica.

Escanhoela diz: “a utilização do e-mail como ferramenta de marketing tornou-se um problema para muitos usuários, que passaram a receber mensagens indesejadas em suas caixas de entrada, sem ao menos autorizarem esse tipo de envio. Por isso, é importante frisar que as empresas precisam analisar as abordagens de e-mail marketing e solicitar a permissão para o disparo de qualquer conteúdo com teor comercial”.

Outro requisito imprescindível é que o uso dessa estratégia deve estar em conformidade com as normas da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) que, no caso do e-mail marketing, visa preservar a privacidade e a segurança do sistema do endereço eletrônico de mensagens.

Além disso, é essencial priorizar a produção de conteúdos relevantes que realmente irão encantar e engajar os usuários. Outro fator primordial é encontrar um equilíbrio na frequência de envio dos e-mails, não dá para incomodar o remetente com mensagens insistentes, não é mesmo? Mas também não é recomendado ficar ausente por um longo período, pois como diz aquele velho ditado: “quem não é visto, não é lembrado”.

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