A importância do atendimento ao cliente

Marcas que desejam vender mais precisam aumentar a satisfação de seus consumidores e, para que isso aconteça, é tarefa obrigatória que essas empresas ofereçam um suporte de atendimento ao cliente de qualidade. Você conhece a importância desse serviço? Descubra agora!

Certamente, alguma vez você deve ter adquirido o serviço ou produto de alguma empresa e precisou do suporte de atendimento ao consumidor, não é mesmo? Como foi a sua experiência ao entrar em contato com a empresa? Sentiu que suas necessidades foram atendidas ou teve a impressão de ter sido deixado na mão?

O objetivo do atendimento ao cliente é proporcionar toda a ajuda necessária ao consumidor de uma marca, antes, durante e depois da compra, com o propósito de melhorar a experiência do usuário.

Isso quer dizer que, além de estabelecer uma relação com a finalidade de vender, ele também serve para esclarecer as dúvidas do cliente, receber sugestões, registrar reclamações e solucionar os problemas relacionados aos produtos e serviços adquiridos.

São muitos os canais que podem ser utilizados para realizar o atendimento ao cliente. Dentre eles, podemos citar:

  • Ponto de venda;
  • Telefone;
  • E-mail;
  • Mídias sociais;
  • WhatsApp;
  • Chatbots;
  • Autoatendimento.

Mas por que o atendimento ao cliente é tão importante?

De acordo com o estudo “Atendimento ao Cliente – Novembro 2021”, realizado pela Hibou – Monitoramento de Mercado e Consumo, na opinião dos entrevistados, o atendimento ao consumidor é o terceiro fator mais importante no momento da compra (92,7%), ficando atrás apenas da qualidade do produto/serviço (98%) e do custo/benefício (94,9%).

Apenas 38,3% dos participantes da pesquisa acreditam que as marcas estejam preparadas para atender o consumidor, enquanto os outros 61,7% estão insatisfeitos pelo atendimento oferecido pelas empresas.

Para os entrevistados, receber um bom atendimento ao cliente é: receber uma explicação clara para a sua pergunta (95,6%); o atendente ouvir o que o consumidor está falando (95,4%); e o atendente conhecer bem do produto/serviço com que está trabalhando (95,1%).

Esses dados nos ensinam que, prestar um bom atendimento ao cliente, é fundamental para melhorar a imagem de uma empresa perante o seu público e, também, otimizar os seus custos e aumentar os seus lucros. E, que, o contrário disso pode ser prejudicial para um negócio, limitando o seu crescimento.

Isso porque um cliente satisfeito indicará a sua marca para seus familiares e amigos, enquanto um consumidor insatisfeito aconselhará os seus conhecidos a não utilizarem o seu produto e/ou serviço. E o boca a boca ainda vale muito no mundo do marketing, pode acreditar!

De acordo com Romeu Escanhoela, diretor da EscaEsco Comunicação: “um bom atendimento, além de culminar na divulgação natural de uma marca, também fidelizará os seus clientes e aumentará o seu volume de vendas”.

Por isso, é essencial que as empresas treinem constantemente as suas equipes para que elas tenham um conhecimento aprofundado a respeito de suas marcas e produtos, entendam o perfil de seus consumidores e estudem os seus dados no contexto do consumo.

E, principalmente: que elas sempre escutem e prestem atenção no que o seu cliente tem a dizer.

Por Kate Batista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *