O que é e como definir o tom de voz de sua marca?

Tom de voz da marca é a forma como a sua empresa se expressa dentro de todos os seus canais de comunicação. É importante que ela seja coerente em todos eles para se comunicar melhor com os seus consumidores.

Em mercados nos quais produtos e serviços estão cada vez mais parecidos e oferecem, na maioria das vezes, a mesma proposta, ter um tom de voz distinto é essencial para uma marca que deseja destacar-se perante a concorrência e, no final, encantar e fidelizar os seus clientes.

Mas, afinal, o que é tom de voz da marca?

Também conhecido como “brand voice”, ele é considerado a personalidade de sua marca, como ela conversa com o seu público, dentro de seu site, redes sociais, e-mails, entre outros canais que utiliza para interagir com os clientes.

Os termos, frases, gírias, slogan, emoticons, entre outras particularidades que ela usa para transmitir os seus valores, visão, missão, benefícios e posicionamentos constituem o tom de voz de uma marca.

Considerando todos esses pontos, escolher um brand voice adequado para a sua marca e reforçá-lo em todos os meios de contato com o consumidor é fundamental para gerar valor, fortalecer a identidade e estabelecer uma relação de confiança e autoridade.

Victor Escobar, sócio-diretor na EscaEsco Comunicação, acrescenta: “um tom de voz bem definido fará com que sua marca seja única perante o seu cliente e estabeleça com ele uma conexão positiva. Por exemplo: uma das marcas mais famosas no presente é a Netflix, que possui uma linguagem jovem e divertida e, através de seus conteúdos, estabelece uma relação muito próxima com a sua audiência, como é possível conferir no Instagram da marca”.

A definição de um brand voice apropriado pode conferir muitas vantagens para as marcas, como:

  • Gerar identificação e conexão emocional;
  • Promover reconhecimento de marca;
  • Facilitar a construção de autoridade;
  • Criar vantagem competitiva;
  • Estreitar o relacionamento com o cliente.

Como definir o tom de voz de sua marca?

Abaixo, trazemos alguns passos que irão te ajudar na definição do brand voice de sua marca:

  • Crie a sua persona: primeiramente, para saber como conversar com o seu público, é necessário saber com quem sua empresa está falando, por isso, a criação de uma representação fictícia do seu cliente ideal é um fator essencial;
  • Estabeleça o posicionamento e os valores de sua empresa: para gerar identificação com as pessoas você precisará identificar a personalidade de sua marca. Comece respondendo as seguintes perguntas: Quais são seus objetivos? No que a sua marca acredita? Quais são as suas características? Quais são os princípios que ela defende? Quais são as emoções e qualidades que ela deseja propagar?
  • Compare a sua persona com o seu posicionamento: após a definição da persona e do posicionamento de marca, compare as duas análises para entender o que as pessoas podem esperar ao entrar em contato com a sua empresa, o que gostariam de ver nas redes sociais e, também, descobrir quais fatores merecem atenção para que os usuários não percam o interesse no que você está comunicando;
  • Defina os canais de comunicação: agora chegou a hora de definir quais são os veículos que sua marca irá utilizar para comunicar-se com a sua audiência. Embora cada meio tenha suas características e você tenha que se adaptar a cada uma delas, será preciso manter a consistência em todas elas;
  • Faça testes: depois que o tom de voz de sua marca estiver pronto será preciso testá-lo para conferir se ele realmente funciona. Então, selecione um grupo de pessoas que represente o seu público-alvo e experimente a estratégia criada. Teste quantas vezes for necessário, até ter certeza que sua mensagem está sendo transmita de forma clara e natural.

Por Kate Batista

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