Metaverso: o que é e como ele impactará o marketing digital?

Desde que o metaverso foi anunciado por Mark Zuckerberg, em 2021, um território de possibilidades abriu-se para o marketing digital. Desde então, as realidades virtual e aumentada prometem impulsionar o mercado e mudar a forma das marcas relacionarem-se com os seus públicos.

Novas tecnologias sempre surgem. Elas têm como proposta abrir caminhos e trazer soluções para o dia a dia dos indivíduos, contudo, não têm a tendência de mudar hábitos e costumes. No entanto, nenhum desses avanços tecnológicos, surgidos até então, jamais se pareceram com o que o metaverno se propõe a trazer para a vida das pessoas.

Ele vem nos mostrar que o futuro está cada vez mais perto e, que, nele vivenciaremos grandes novidades, como uma maior interatividade entre o mundo físico e o virtual, além de experiências imersivas aprimoradas.

O que é o metaverso?

O metaverso tornou-se o futuro da internet e ganhou grande destaque mundial após a troca de nome do Facebook para Meta, em outubro de 2021.

Considerado um universo on-line 3D, ele pretende combinar diversos ambientes virtuais. Seu objetivo é promover interações reais entre os usuários, através de avatares digitais, e possibilitar que eles trabalhem, encontrem-se, joguem e socializem dentro desses ambientes 3D.

A sua criação exigirá o uso de diversas tecnologias, como a realidade virtual (RV) e a realidade aumentada (RA), redes sociais, criptomoedas, entre outras.

Como o metaverso impactará no marketing digital?

Embora ainda não exista nenhuma previsão para que o metaverso torne-se real, é evidente o quanto ele transformará o mundo do marketing digital. Aliás, já vem transformando.  

Ele permitirá que as marcas explorem novos ambientes e divulguem seus produtos e serviços, indo além do que as barreiras geográficas permitem atualmente.

Esse novo conceito proporcionará um consumo mais imersivo e interativo: neste universo 3D, os avatares poderão frequentar lojas virtuais que contarão com itens específicos para esta nova realidade e, também, produtos que poderão ser utilizados no mundo físico.

Vicor Escobar, sócio-diretor na EscaEsco Comunicação comenta: “a estratégia de Social Commerce, muito utilizada nos dias atuais, ganhará ainda mais força nesse novo cenário. Hoje, as pessoas realizam compras dentro do Facebook e do Instagram,  sem precisar sair da plataforma. No metaverso, acontecerá da mesma forma: o usuário poderá encontrar um produto, experimentá-lo e adquiri-lo, tudo no mesmo espaço virtual. Porém de forma imersiva e muito mais evoluída ”.

Além disso, existem muitas outras oportunidades que o metaverso proporcionará para o marketing digital e, de quebra, para as empresas que investirem nesse universo, ele:

  • Influenciará a jornada do cliente;
  • Permitirá que as marcas atinjam novos públicos;
  • Transformará as experiências dos usuários;
  • Promoverá a criação de conteúdo através dos defensores de marca;
  • Fomentará a inclusão, a diversidade e a representatividade.

Por Kate Batista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *