A importância da pesquisa de mercado
Independentemente do tamanho da empresa ou do segmento de atuação, a pesquisa de mercado é indispensável para todo empreendedor que deseja abrir, ampliar ou aprimorar o seu negócio.
Vivemos um mundo cada vez mais competitivo, onde todo dia surgem novas marcas oferecendo produtos parecidos com os já lançados anteriormente. No meio disso está o consumidor que é, a todo o momento, atingido por uma propaganda aqui, um comercial ali, um post patrocinado acolá. Com tantas ofertas “mais do mesmo”, como é que o cliente poderá escolher um produto em detrimento de outro?
É neste momento que a pesquisa de mercado pode aparecer com uma grande aliada da marca de uma empresa!
O que é pesquisa de mercado?
Trata-se de uma técnica de coleta de dados que tem a função de entender se um produto/serviço irá atender os desejos e satisfazer as necessidades de seus consumidores.
Através da aplicação e análise dos dados de uma pesquisa de mercado, a empresa consegue ter acesso a importantes informações a respeito da concorrência, da atual conjectura do mercado, além de suas tendências, das informações dos gastos de seu público-alvo, aspectos demográficos, entre outras informações fundamentais que devem integrar o planejamento de marketing.
A importância de realizar uma pesquisa mercadológica
Um plano de negócio bem elaborado necessita ter como uma de suas primeiras estratégias a aplicação de uma pesquisa de mercado. A partir dela, será possível prosseguir com o desenvolvimento do planejamento de uma forma mais eficiente para se atingir os objetivos de marketing.
Romeu Escanhoela, diretor da EscaEsco Comunicação, comenta que “apesar do momento delicado em que vivemos atualmente no Brasil, em razão da pandemia da Covid-19 e do enfraquecimento da economia, a competitividade entre as marcas continua acirrada e, por isso, a pesquisa mercadológica se faz tão importante neste momento, para que as empresas consigam levantar dados relevantes, caso elas desejem se destacar em um mercado tão disputado”.
É esta técnica que ajuda as organizações e os empreendedores a compreenderem o comportamento do consumidor e, assim, atenderem às suas expectativas em relação aos produtos/serviços oferecidos.
Um bom estudo de mercado também contribuirá para que uma empresa aborde o seu target de forma assertiva, torne o seu produto mais interessante que o do concorrente, compreenda por que as vendas sofreram aumento ou declínio ou quais são os motivos para a concorrência estar vendendo mais.
Entre essas vantagens, a pesquisa de mercado também auxiliará a sua empresa a:
- Conhecer melhor o seu público-alvo e, dessa forma, elaborar as estratégias de atração com base nas características identificadas;
- Compreender os desejos e necessidades dos consumidores;
- Analisar a concorrência;
- Direcionar de forma otimizada os seus recursos e investimentos;
- Verificar a satisfação de seus clientes;
- Aplicar melhorias nos seus produtos ou serviços de forma que eles se adaptem ao mercado;
- Garantir a eficácia das campanhas de marketing;
- Favorecer a tomada de decisões;
- Reduzir riscos;
- Identificar e solucionar pontos falhos no negócio.
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