Fórmula de Lançamento: o que é e como fazer?
Certamente você já ouviu falar em fórmula de lançamento, não é mesmo? Ela se trata de uma estratégia de marketing digital que, por meio de táticas de persuasão, faz o uso de gatilhos mentais com o objetivo de potencializar vendas através de lançamentos.
Considerada uma combinação de três etapas, este método pode ajudar a sua empresa a preparar o seu público consumidor para o momento da abertura do carrinho de compra.
O que é a fórmula de lançamento?
Criada pelo americano Jeff Walker como “Product Launch Formula” e adaptada para a língua portuguesa pelo empreendedor brasileiro Érico Rocha, a fórmula de lançamento é um guia completo de como lançar produtos e serviços no ambiente virtual.
Este guia mostra o passo a passo que o “lançador”, ou seja, aquele que realiza um lançamento digital deve seguir do início até o fim do processo.
A proposta principal da fórmula de lançamento é contribuir para que diferentes tipos de negócios, ao percorrerem todos os estágios da metodologia, faturem 6 dígitos em apenas 7 dias.
Esses estágios são: PPL (Pré Pré-Lançamento); PL (Pré-Lançamento); e CPL (Conteúdo Pré-Lançamento). Confira, a seguir, as principais ações que compõem cada um destes pontos.
O que é PPL?
Sigla para Pré Pré-Lançamento, esta etapa representa o momento em que você começa a chamar a atenção de seu público, com o objetivo de despertar o seu interesse e atraí-lo para as suas páginas, ambientes onde disponibilizará conteúdos relevantes e gratuitos como artigos, vídeos, lives, entre outros. Esses conteúdos devem ser elaborados para conquistar a confiança de sua audiência, possibilitando que ela te conheça melhor e saiba que você possui autoridade no nicho em que atua.
Além disso, nesta fase, você também deve focar na conversão do usuário em lead. Isso quer dizer que, através de landing pages, você oferecerá iscas digitais para o seu público: um e-book, por exemplo, fazendo com que na oferta deste conteúdo produzido, você obtenha em troca, o e-mail da pessoa.
O que é PL?
Depois do PPL, é a vez das ações do PL (Pré Lançamento) serem exploradas. Neste estágio, você ajudará o seu público a reconhecer que tem um problema e, também, irá fazê-lo se convencer que o seu produto/serviço é a solução que ele precisa.
Geralmente, a duração do PL é de 7, 10, ou 14 dias. Isso vai depender do seu tipo de lançamento. Com base nestes dados, você irá distribuir, pelo menos, 3 conteúdos gratuitos para o público que se cadastrou na primeira fase, por meio das landing pages.
Esses materiais que você divulgará para a sua audiência são conhecidos como CPL e cada um deles deve representar uma etapa do funil de conteúdo: o topo, o meio e fundo.
O que é CPL?
CPL ou Conteúdo de Pré-Lançamento são os materiais gratuitos fornecidos durante o PL. São eles que auxiliarão na atração de novos clientes, contribuindo para que estes percorram o funil.
É no topo do funil que o cliente em potencial reconhecerá o seu problema. No meio, ele será apresentado à solução deste problema. Já no fundo do funil, o consumidor conhecerá o seu produto e entenderá que ele é a solução que estava buscando, o que o levará a fechar negócio.
Para finalizar, Romeu Escanhoela, sócio diretor da agência EscaEsco Comunicação completa: “O conteúdo desta fase precisa ter uma boa estrutura de copy, além de se aproveitar do uso de gatilhos mentais, pois isso educará o público para o momento da abertura das vendas, facilitando a sua decisão de compra”.
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