Mobile Marketing: o que é e como usar essa estratégia?

Uma estratégia necessária para toda empresa, a proposta do mobile marketing é proporcionar e facilitar a interação das marcas com o seu público, além de influenciar os usuários por meio das funcionalidades dos dispositivos móveis.

Os aparelhos celulares tornaram-se praticamente uma extensão do nosso próprio corpo, não é verdade? Atualmente, quando precisamos realizar uma pesquisa ou compra, recorremos aos mecanismos de busca ou sites de marketplace para encontrar o que precisamos.

Conforme um estudo levantado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Tecnologia da Informação e Comunicação (PNAD Contínua TIC), 79,1% dos domicílios brasileiros têm acesso à internet. E a maioria desses acessos é proveniente de smartphones.

Por essas razões e outras, investir em estratégias de marketing com foco no mobile é algo indispensável para qualquer negócio que não queira ser deixado para trás pela concorrência.

O que é mobile marketing?

Mobile marketing é uma importante estratégia de marketing digital que baseia-se na elaboração de ações direcionadas para dispositivos móveis: smartphones, tablets, smartwatches, notebooks ou qualquer outro tipo de aparelho com um sistema operacional de fácil deslocamento.

Esta tática tem como objetivo promover produtos e serviços, reforçar o posicionamento de marcas e estabelecer relacionamentos de longo prazo com seus clientes.

Suas ações podem ser direcionadas para atingir o público por meio de e-mails, mensagens SMS, chatbots, sites, blog posts, redes sociais, lojas virtuais e aplicativos. Sempre tendo em mente a experiência do usuário que faz uso das plataformas mobile.

Confira alguns exemplos de estratégias mobile:

Quais as vantagens do mobile marketing?

De acordo com o Google, 40% das transações online, atualmente, são realizadas pelo celular. Portanto, se sua empresa ainda não investe em mobile marketing, veja alguns bons motivos para mudar de ideia:

  • O número de compras por meio de dispositivos móveis cresce cada vez mais. Segundo um estudo realizado pela Visa, no último bimestre de 2020, a preferência dos brasileiros por compras realizadas via aparelhos móveis cresceu mais de 30%;
  • Esta estratégia possibilita a segmentação dos anúncios de acordo com a localização do usuário;
  • Aparelhos mobile viabilizam uma comunicação mais rápida com o seu público;
  • Conforme relatório do App Annie Intelligence, os brasileiros passam, em média, 5,4 horas por dia navegando em aplicativos de celular.

Como aplicar esta estratégia de marketing digital?

A seguir, trazemos algumas dicas de como utilizar as ações de mobile marketing para promover a sua marca:

  • Realizar o envio de cupons de desconto através de SMS;
  • Enviar sugestões de produtos por e-mail, para contatos que demonstraram interesse em sua marca, produtos e serviços;
  • Disponibilizar cupons de descontos exclusivos via QRCode;
  • Ter um aplicativo para interagir com o seu público, visando a construção de um relacionamento duradouro;
  • Criar promoções exclusivas de WhatsApp para quem interage com a marca por meio deste canal.

No entanto, Victor Escobar, sócio-diretor da EscaEsco Comunicação, adverte: “Nada de ser intruso ao aplicar as ações de mobile marketing. Para que elas tenham sucesso é preciso ter total respeito com a sua audiência. Isso significa que uma marca não deve comprar listas de contato; que ela deve se comunicar com o seu público de forma simples e clara; dar aos seus contatos a escolha de receber ou não as suas mensagens; além de ser ágil no atendimento dos usuários, não demorando para retornar suas dúvidas, sugestões ou, até mesmo, reclamações”.

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