Infoproduto: o que é e quais são suas vantagens?

Certamente você já ouviu a palavra “infoproduto” por aí, não é mesmo? Distribuído de forma digital, ele é uma maneira que pessoas e marcas encontraram de transformar conhecimento em produtos e, dessa forma, ganhar dinheiro na internet.

Considerando a demanda do mercado e o baixo custo de produção desse tipo de conteúdo, muitos indivíduos enxergam no infoproduto uma oportunidade de renda extra, com uma grande margem de lucro.

O que é um infoproduto?

Trata-se de qualquer tipo de material digital que pode ser ofertado de forma paga ou gratuita para os usuários interessados.

Seu objetivo principal é atender à necessidade de quem o adquiriu, portanto, um infoproduto pode contribuir para transmitir conhecimento, resolver um problema ou facilitar o dia a dia de alguém de alguma forma, por exemplo.

Ele é uma ótima estratégia para marcas que desejam trabalhar o engajamento com o seu público e, também, pode ser muito vantajoso para aqueles que têm algum tipo de conteúdo para compartilhar com outras pessoas.

Os principais tipos de infoprodutos:

Confira, logo a seguir, quais são os principais tipos de infoprodutos existentes no mercado: e-books, podcasts, webinars, audiobooks, videocasts e cursos on-line.

E-books

Considerado o infoproduto mais popular do mercado, muitas vezes o e-book é disponibilizado gratuitamente. A sua distribuição gratuita, geralmente, acontece em landing pages, quando o usuário fornece alguma informação sua em troca do conteúdo ofertado.

Podcasts

Os podcasts são programas gravados em áudio e possuem diferentes formatos: entrevistas, mesas redondas, narrações, conversa com o ouvinte, notícias, entre outros. Muito fácil de ser consumido, a cada ano esse tipo de infoproduto vem conquistando novos adeptos.

Webinars

Os webinars são palestras ou seminários que abordam um assunto específico, na maioria das vezes, eles são transmitidos ao vivo para estimular o engajamento do público. Assim como os e-books, são muito utilizados gratuitamente para a geração de leads.

Audiobooks

Trata-se de um livro em formato de áudio. Para aqueles que precisam entregar um conteúdo mais consistente, o audiobook é uma ótima opção. Da mesma forma que os podcasts, eles são de fácil consumo.  

Videocasts

Videocasts são como os podcasts, porém no formato de vídeo. Na maioria das vezes são distribuídos em plataformas de streaming e não necessitam de uma conexão de internet para serem visualizados.

Cursos on-line

Considerado o infoproduto mais vendido, os cursos on-line figuram por diversas categorias. Normalmente, eles são oferecidos através de videoaulas gravadas e/ou ao vivo, no entanto, também são acompanhadas de materiais de apoio, como e-books, podcasts, e webinars, que ajudam a complementar o conhecimento compartilhado inicialmente e a explorar de forma mais completa o tema abordado.

Quais são as vantagens de um infoproduto?

De acordo com Victor Escobar, sócio na EscaEsco Comunicação, antes de começar a criar os seus infoprodutos é muito importante pensar sobre onde você irá hospedar os seus produtos digitais: “a plataforma de hospedagem deve ser analisada com muita atenção, tanto para otimizar o gerenciamento dos conteúdos, quanto para facilitar o pagamento e a entrega do infoproduto para os compradores. E, é claro, oferecer suporte aos usuários, caso eles necessitem desse tipo de atendimento”.

Apesar de a criação de um infoproduto de sucesso não ser uma tarefa tão simples como parece, ela pode render bons frutos para quem levar esse trabalho a sério e foca no desenvolvimento de conteúdos de alta qualidade, pois a distribuição de infoprodutos oferecem algumas vantagens, como:

  • Baixo custo de produção;
  • Sem custos de frete;
  • Permite transformar conhecimento em produtos rentáveis;
  • Possibilita a construção da sua autoridade no mercado;
  • Possui grande chance de crescimento.

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