O que são leads e por que eles são tão importantes?

Leads são oportunidades de negócio para a sua empresa. Entender como captá-los e nutri-los é muito importante para alcançar resultados significativos com as estratégias de marketing digital.

Em decorrência da grande oferta de produtos e serviços que existem atualmente, conquistar novos clientes tornou-se um verdadeiro desafio para as marcas que buscam, constantemente, se destacar em um mercado tão concorrido. Por isso, as equipes de marketing precisam se esforçar para despertar o interesse dos usuários, construir um bom relacionamento com eles e influenciá-los na decisão de compra.

Considerando todos os obstáculos desse caminho, a conquista de novos consumidores está diretamente associada à estratégia de captação de leads.

O que são leads?

Leads são potenciais clientes que representam oportunidades de negócio. Eles demonstram interesse em algum assunto relacionado a um produto ou serviço, fornecendo um meio de contato seu e, dessa forma, dão início a um relacionamento com uma marca.

Esse interesse pode ser demonstrado de diferentes formas: o usuário baixa um material através de uma landing page, solicita um orçamento ou inicia a experimentação de um produto/serviço por meio do site, por exemplo.

A partir do momento em que o usuário deixa o seu contato com a empresa, ela pode aproximar-se dessa pessoa com o objetivo de desenvolver um relacionamento com ela e, depois de algumas etapas, direcioná-la até a conclusão da compra.

Os leads estão ao alcance da empresa, que através de um conjunto de estratégias e do uso de gatilhos mentais irá fazer o possível para que esses clientes passem de potenciais para leais.

Por que os leads são importantes para uma estratégia de marketing digital?

Quando uma pessoa que está navegando em seu site oferece o seu e-mail ou telefone, espontaneamente, em troca de um conteúdo, ela se torna um ativo valioso para a sua empresa.

Romeu Escanhoela, sócio da EscaEsco Comunicação explica o porquê:  “por meio dessa ação, o usuário demonstra que o seu conteúdo é relevante para ele. Portanto, é dever de sua empresa continuar oferecendo conteúdos de qualidade para esse lead, a fim de fazê-lo acreditar que ele tem necessidade de seu produto/serviço e que precisa adquiri-lo para solucionar o problema que descobriu que tem”. 

Os leads são tão importantes em uma estratégia de marketing digital, porque eles se tratam de pessoas que já se mostraram propensas a ouvir sua proposta e, por esse motivo, a decisão de compra se torna muito mais fácil.

Como gerar leads qualificados?

Captar leads é algo muito positivo para uma empresa, porém quando eles são qualificados, ou seja, quando eles identificam um problema, buscam soluções e as encontram nos seus produtos, isso é ainda melhor.

Confira algumas estratégias assertivas para a criação de uma lista de contatos de qualidade:

  • Ofereça uma boa recompensa em troca do contato do usuário (e-book, webinar, e-mail marketing, templates etc.);
  • Tenha uma persona definida;
  • Defina conteúdos atrativos e relevantes para esta persona;
  • Acompanhe as métricas e faça as melhorias necessárias;
  • Por último, porém não menos importante: nunca compre listas de contatos prontas.

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