Entenda a importância do teste A/B para o marketing digital
Embora não exista uma “receita de bolo” para o bom desempenho das campanhas de marketing, através do teste A/B é possível otimizar a taxa de conversão de suas páginas e melhorar os resultados de suas estratégias digitais. Quer saber como e a importância disso? Acompanhe o texto a seguir!
Sabemos que não existe uma cartilha com todas as etapas perfeitamente descritas para a criação de campanhas de sucesso dentro do marketing digital, mas uma grande vantagem dessa área é a possibilidade de se mensurar os resultados das ações definidas.
Dessa forma, podemos entender o que funciona melhor para repetir nas estratégias futuras e o que não funciona, para encontrarmos, então, pontos de melhoria.
A realização de testes A/B é uma excelente maneira de se obter melhores resultados, como o aumento nas conversões, na taxa de e-mails abertos e no número de leads captados.
Mas, o que é teste A/B?
É um experimento que permite a comparação de variáveis em estratégias de marketing. A sua realização ajudará a descobrir qual variável proporciona uma melhor performance, sem que a sua equipe perca tempo supondo o que funciona ou não.
Os testes A/B podem ser realizados em landing pages, anúncios em mídias sociais, e-mails marketing, blog posts, entre outros.
Os elementos que podem ser modificados para entender se uma campanha terá um desempenho melhor ou pior são:
- Textos;
- Imagens;
- Botões;
- CTAs (call-to-action);
- URLs;
- Posições, tamanhos e cores de elementos.
Por exemplo, é possível testar se uma landing page terá mais conversão mudando as cores de seu botão, a descrição do CTA ou a disposição dos elementos nela distribuídos.
Para os interessados nessa poderosa ferramenta, Victor Escobar, sócio-diretor na EscaEsco Comunicação tem um aviso: “para que o teste A/B seja realmente assertivo é muito importante testar apenas uma variável de cada vez, dessa maneira, será possível avaliar com exatidão o que impactou determinada ação”.
Qual a importância do teste A/B?
A aplicação de testes A/B é importante, pois ajuda a descobrir quais são as tendências e desejos dos usuários, seja no momento em que eles visitam a sua página, leem o seu e-mail marketing ou preenchem o formulário de sua landing page.
As informações obtidas através desse experimento farão com que a sua equipe descubra o que é ideal para os visitantes que navegam em suas páginas e trabalhe em cima desses dados no desenvolvimento das próximas estratégias.
Investir na realização contínua de testes A/B é pensar em melhorar a experiência do cliente. Isso facilitará a tomada de decisão por parte do consumidor e renderá mais leads e conversões em vendas para o seu negócio.
Por Kate Batista
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