O que é marketing emocional?
Certamente, você já se emocionou assistindo a um comercial na TV, não é mesmo? Utilizando-se do apelo emocional, o marketing emocional tem o poder de conquistar novos clientes e os induzir à compra.
O mundo está mudando e o comportamento do consumidor acompanha o ritmo dessas transformações. Cada vez mais as pessoas buscam identificação com as marcas que consomem e esperam construir conexões pessoais com elas. Do outro lado, as empresas empenham-se para estreitar o relacionamento com os seus consumidores, de modo que essa relação seja duradoura.
Diante disso, o número de ações de marketing voltadas para a humanização é cada vez maior: vemos, na TV, comerciais com o objetivo de despertar a emoção do telespectador e, nas redes sociais, publicações que visam gerar identificação com o usuário do outro lado da tela, por exemplo.
Através desses tipos de conteúdos, o marketing emocional fala diretamente aos sentimentos dos indivíduos, facilitando a tomada de decisão, influenciando a experiência de compra e construindo um relacionamento de longo prazo entre cliente e marca.
Mas, o que é marketing emocional?
É uma estratégia de marketing que faz uso do apelo emocional para despertar sentimentos e atrair compradores. Sua proposta principal é estabelecer uma conexão emocional com a audiência e levá-la a tomar decisões que não tomaria apenas pela perspectiva da razão.
Sendo assim, argumentos racionais deixam de ser o motivo de o consumidor concluir uma ação, como adquirir um produto ou serviço ou, até mesmo, inscrever-se em uma lista de e-mails, e dão lugar às mensagens que se conectam com o que realmente importa para as pessoas: seus valores, dores e sentimentos pessoais.
Essa estratégia costuma ser mais utilizada em determinados períodos do ano, como na época do Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Dia dos Namorados, quando possuem maiores chances de sucesso.
Victor Escobar, sócio-diretor da EscaEsco Comunicação afirma: “criar uma conexão emocional entre os clientes e a marca é importante para estabelecer relações mais positivas e com maiores oportunidades de recompra, pois a emoção possui uma ligação muito poderosa com a memória”.
Exemplos de marcas que utilizam muito bem o conceito de marketing emocional:
Confira, a seguir, algumas vantagens que comprovam a eficácia do marketing emocional:
- Ajuda a sua audiência a lembrar-se de sua marca;
- Auxilia no aumento de confiança na sua empresa;
- Contribui para aumentar o número de vendas;
- Estimula o seu público a compartilhar e, assim, ampliar o alcance de sua marca;
- Promove a fidelização do cliente.
Por Kate Batista
Deixe um comentário