Propósito de marca: o que é e quais são os seus benefícios?
Marcas com propósitos sociais estão conquistando cada vez mais consumidores que, nos dias atuais, dão preferência por consumir de empresas que compactuam das mesmas visões e valores que os seus.
Vivemos em um mundo em constante evolução, porém não são apenas os avanços tecnológicos que transformam o mundo dos negócios. O surgimento de consumidores cada vez mais conscientes também influencia o mercado e a forma das empresas identificarem-se perante o seu público e posicionarem-se diante de diferentes temáticas.
O que é propósito de marca?
Esse conceito refere-se à razão de sua marca existir e ao que a torna relevante e útil para os seus clientes. Ele não representa apenas o que a sua empresa faz ou os benefícios de seus produtos e serviços, mas como ela age para fazer deste mundo um lugar melhor.
Ao perceberem o verdadeiro propósito de uma marca e identificarem-se com ele, as pessoas sentem-se inspiradas a adquirirem os seus produtos ou utilizarem os seus serviços, não por acreditarem que eles têm uma maior qualidade ou o melhor preço, mas por julgarem que estão contribuindo com uma boa causa.
É claro que a qualidade dos produtos/serviços e os preços praticados por uma empresa são de extrema importância para um negócio. Contudo, esses fatores não são mais cruciais para manter uma empresa competitiva em um mercado tão concorrido.
A cada dia, os indivíduos estão mais atentos a como as marcas se comportam no ambiente digital e fora dele e, a partir de suas atitudes, tornam-se mais flexíveis a investirem o seu dinheiro nas empresas que geram identificação com as suas crenças e valores.
Mas, Victor Escobar, sócio-diretor na EscaEsco Comunicação adianta: “o propósito de marca vai muito além da missão, da visão e dos valores da empresa. Ele é algo tangível, ou seja, transformado em ações concretas, devidamente reconhecidas e valorizadas pelos consumidores”.
Quais os benefícios da definição do propósito de marca?
Ter um propósito bem definido e alinhado com a sua audiência irá diferenciar a sua marca das demais. E isso beneficiará a sua empresa de diferentes formas, como:
- Fortalecerá o reconhecimento de sua marca;
- Manterá seus colaboradores mais motivados e produtivos;
- Aumentará a lealdade dos consumidores;
- Elevará o valor de sua marca;
- Aumentará o engajamento nas mídias sociais;
- Impactará positivamente a sociedade.
Confira alguns exemplos de propósito da marca:
- Apple: “design, inovação e criatividade”;
- Coca-Cola: “refrescar o mundo e fazer a diferença na vida das pessoas, da sociedade e do planeta”;
- Disney: “levar magia para a vida das pessoas”;
- Dove: “melhorar a confiança das mulheres em todo o mundo”;
- Google: “tornar acessível todas as informações do mundo de forma útil e relevante”;
- Havaianas: “levar a alegria de viver do brasileiro”;
- Nike: “trazer inspiração e inovação para cada atleta do mundo”.
Por Kate Batista.
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