Qual é a importância do monitoramento de redes sociais?
Não basta estar presente nas redes sociais, é fundamental realizar o monitoramento de seus canais de comunicação para que eles funcionem como um aliado de seu negócio.
A utilização de mídias sociais nas estratégias de marketing digital é de suma importância para qualquer empresa que deseja crescer e aumentar a sua audiência. Contudo, apenas dar atenção à publicação de posts e não investir na interação com os usuários, esquecendo-se de responder os comentários e mensagens recebidas de forma privada, pode ser um tiro no pé.
Para fortalecer a sua marca no ambiente digital, o monitoramento de mídias sociais é parte essencial da estratégia de marketing.
O que é monitoramento de redes sociais?
Trata-se do acompanhamento dos posts realizados e das interações e menções à sua marca, feitas pelos usuários. Sua proposta, além de gerenciar a imagem de sua empresa, é analisar o desempenho das publicações e estabelecer, nesse espaço virtual, um canal de relacionamento com potenciais clientes.
Victor Escobar, sócio-diretor na EscaEsco Comunicação, explica: “os consumidores utilizam as redes sociais para comentar, elogiar, fazer reclamações, reportar problemas e avaliar produtos e serviços, portanto, é através do monitoramento que a sua marca irá conferir o que o público diz a respeito dela e como está a sua marca perante o mercado, se existem oportunidades a serem exploradas ou motivos de preocupação que exigem uma gestão de crise, por exemplo”.
Qual é a importância do monitoramento?
Além de examinar a reputação de seu negócio, o monitoramento de redes sociais também permite que a você tome decisões estratégicas, evite crises, investigue como anda a sua concorrência e a influência que ele exerce sobre a sua audiência.
Um monitoramento feito de forma eficiente pode contribuir de diversas maneiras com a sua marca, como:
- Expandir o reconhecimento de sua marca;
- Aumentar o alcance das suas páginas;
- Ampliar o seu público;
- Melhorar o relacionamento com os seus clientes;
- Facilitar o gerenciamento de crises;
- Entender o comportamento do consumidor;
- Revelar tendências.
Abaixo, fizemos uma lista com as ferramentas mais populares do mercado que oferecem diversas funcionalidades e possuem versões gratuitas e pagas para te ajudar no monitoramento de mídias sociais:
- Agorapulse (planos gratuitos e pagos);
- Buffer (planos pagos);
- Buzzsumo (planos pagos);
- Google Alerts (gratuito);
- Hootsuite (planos gratuitos e pagos);
- Iconosquare (planos pagos);
- Mention (planos gratuitos e pagos);
- MLabs (planos pagos);
- Reportei (planos pagos);
- ToraBit – antigo Scup (planos pagos);
- SocialBakers (planos pagos).
Por Kate Batista
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