O que é conteúdo evergreen?
Conteúdo evergreen é uma excelente estratégia de marketing digital que pode ajudar a sua marca a produzir conteúdos relevantes e perenes e, assim, aumentar a audiência de seu site.
Trata-se de conteúdos que não perdem a relevância ao decorrer do tempo, ou seja, esse tipo de material não envelhece, continua abordando temáticas importantes e interessantes para quem o acessa.
Um conteúdo evergreen continua gerando tráfego para um site, por exemplo, durante muito tempo após a sua publicação e, como consequência, ganhando mais autoridade.
Embora muito utilizado por blogs corporativos, essa estratégia também pode ser aplicada em outros canais de comunicação, como e-mail marketing, e-books, vídeos, redes sociais, webinários, landing pages etc.
Sua proposta principal é educar o público-alvo de uma empresa a respeito dos assuntos relacionados ao segmento em que ela atua.Conforme afirma Victor Escobar, sócio-diretor na EscaEsco Comunicação: “esse tipo de material é considerado perene, porque em qualquer época do ano existem pessoas interessadas nesses assuntos, fazendo com que essas informações sejam sempre novas para os usuários que buscam esclarecer as suas dúvidas”.
Este conteúdo que você está lendo, por exemplo, é considerado um conteúdo evergreen.
Quais são os benefícios do conteúdo evergreen?
A produção de conteúdo é um dos principais fatores da estratégia de SEO, ela contribui para fortalecer o crescimento da pesquisa orgânica e posicionar uma marca no Google, isso significa que, um conteúdo evergreen pode ampliar ainda mais as chances de sucesso das táticas de marketing digital.
Além desses benefícios, existem outras vantagens que esse tipo de conteúdo pode proporcionar para a sua empresa, por exemplo, ele ajuda a:
- Promover a sua marca ou produto/serviço;
- Atrair novos visitantes para as suas páginas;
- Gerar autoridade no mercado;
- Estimular o engajamento em seus canais;
- Atrair leads qualificados;
- Ganhar links externos.
Para que não haja erros na hora de criar um texto para os seus canais digitais é preciso entender o que não é conteúdo evergreen:
- Publicações e artigos de notícias;
- Comunicados a respeito de produto/serviço;
- Postagens sobre tendências;
- Posts de temporada (Natal, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados etc.).
E quais são os formatos do conteúdo evergreen?
Para aumentar as suas possibilidades de sucesso no momento de produzir conteúdo para as suas páginas, confira alguns formatos indicados:
- Listas;
- Curiosidades;
- Tutoriais;
- Guias;
- Glossários;
- Perguntas frequentes;
- Checklists;
- Recomendações;
- Fatos históricos;
- Indicação de filmes e livros.
Por Kate Batista
Deixe um comentário