Posicionamento de marca é um bicho de sete cabeças?
Por: Mariane Cabrera
O posicionamento de marca não é um aspecto inalterável na estratégia das empresas, mas é importante que ele tenha consistência, estando consonante aos valores propagados pela organização e alinhados aos principais elementos de uma plataforma de marca. Mas entendemos que assimilar a relevância do posicionamento de marca frente ao seu negócio, nem sempre é tarefa fácil, em função disso, este artigo dispõe-se da finalidade de facilitar o entendimento acerca desse tema essencial.
De forma simplificada, o posicionamento é como a marca irá se apresentar ao mercado. Com quem seus clientes devem te comparar para saber se eles precisam do seu serviço ou não? Ou seja, toda a sua comunicação tem por necessidade dar pistas corretas para que o consumidor coloque sua marca na “caixinha mental” que é mais vantajosa para sua empresa. Mas, lembre-se, o posicionamento de marca é um trabalho que precisa ser refeito de tempos em tempos à medida que sua empresa cresce, pois o mercado se modifica, sempre surgindo novos concorrentes.
E posicionar-se, envolve algumas decisões que se comunicam com seu público e com o mercado, como por exemplo:
- Quem é o público-alvo?
- Quais são os concorrentes?
- O que sua marca tem em comum com os concorrentes?
- Quais são seus diferenciais frente aos concorrentes?
- Qual preço seus clientes esperam de você?
O pai do marketing, Philip Kotler, defensor e disseminador de conceitos e estratégias essenciais até os dias de hoje, acredita que o posicionamento consiste no desenho da oferta comercial de forma a ocupar um lugar precioso na mente dos consumidores. Pensamento esse que demonstra a integralidade e abrangência desse processo todo, que envolve não somente a visibilidade, mas também a conexão com os usuários, pois somente é possível a promoção do posicionamento de marca se a segmentação de mercado e os potenciais clientes forem devidamente compreendidos, obtendo as respostas que almejam em suas buscas.
Contudo, um posicionamento apurado, com uma boa estratégia irá ocasionar em alguns benefícios como:
- Vendas contínuas;
- Maior reconhecimento e visibilidade da marca;
- Credibilidade.
“E não é preciso nem mencionar que em um mundo tão conectado, os posicionamentos devem estar em concordância às tendências digitais, quanto mais presente seu negócio estiver dentro da internet, sendo reconhecido em âmbito virtual, melhor ele estará de forma geral. Mas para isso, demanda-se a revisão de aspectos que potencializam a identidade da empresa no imaginário do seu público e de consumidores em potencial, afinal, é superpossível que um produto ou marca seja bem reconhecido no mercado, mas seu posicionamento seja inexistente”, complementa Victor Escobar, sócio da EscaEsco Comunicação.
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