Brandbook: sua marca tem um?
Por: Mariane Cabrera
Brandbook, ou manual de marca em sua tradução, trata-se de um documento que formaliza todas as informações sobre a sua marca. De maneira concisa, ele é um guia que descreve as diretrizes para manter a identidade em todos os aspectos do negócio.
Segundo Victor Escobar, sócio da EscaEsco Comunicação, “quando entramos neste tópico de discussão, muitas pessoas poderiam falar que um brandbook contém apenas os elementos de design de uma marca, como logotipo, cores e outros componentes da identidade visual, mas engana-se quem pensa assim, pois além de tratar das questões visuais, outros pontos também são abordados, tal qual o tom de voz, códigos culturais, organizacionais, a essência, os valores e os princípios”. E um bom resumo dessa fala seria dizer que tudo isso é para garantir uma linha comunicacional estratégica e homogênea, ou seja, buscar padronizar a comunicação da sua empresa.
Neste momento, você, leitor, deve estar se questionando se a sua empresa por completo deve seguir o manual de marca, e a resposta é simples e clara: sim! Todas as pessoas que se relacionam de alguma maneira com a marca devem seguir os direcionamentos que estão no documento: o pessoal do marketing, colaboradores gerais e até os líderes. Não é uma tarefa fácil tornar uniforme toda a linguagem de uma empresa, isso dará um certo trabalho mas trará resultados muito positivos, e podemos até citar alguns exemplos para você:
- Maior consistência, alinhando a comunicação visual com a verbal;
- Campanhas padronizadas, facilitando a identificação do público e gerando distinção das marcas concorrentes;
- Humanização do seu negócio, com elementos pessoais, valores e princípios sendo estabelecidos;
- Aproximação e fidelização de consumidores através de uma linguagem bem definida, traçando diálogos relevantes com potenciais clientes.
Ademais, é importante frisar que cada brandbook é elaborado de acordo com as necessidades da empresa, contendo elementos que são importantes em seu contexto. É preciso fazer uma análise criteriosa da marca para saber o que é indispensável em seu brandbook, mas de forma geral, há elementos que estão presentes na grande maioria dos manuais de marca, que são:
- Paleta de cores
- Tipografia
- Fotografia
- Detalhes de aplicação de logotipo
- Banco de imagens
- Padronização de layouts
- História da empresa
- Buyer persona
- Cultura organizacional
- Missão
- Visão
- Valores
- Pilares
- Código de conduta
- Tom de voz
E, quando novos colaboradores ingressarem na empresa, parte da experiência de adaptação deve ser também compreender o brandbook, sendo consultado sempre que surgir necessidade.
Entretanto, não deve ser revisto apenas por funcionários novatos, mas por qualquer um que esteja alheio a comunicação da marca, dando destaque principalmente ao time que cuidará das questões visuais, pois esse possivelmente será o primeiro contato que os clientes terão.
Agora resta a dúvida: sua empresa já possui um brandbook? Não? Então está esperando o quê para desenvolver esse documento essencial?
Deixe um comentário