Fim de Ano: 7 dicas para dar um up em suas vendas

Por Mariane Cabrera e Romeu Escanhoela

O clima de Natal e festas invade os comércios todo final de ano. Já estamos acostumados a ver as lojas enfeitadas prontas para receberem o grande público para suas clássicas compras de presentes. 

Nas últimas décadas, esse mesmo clima acontece também na Internet, pois nem todos os consumidores estão dispostos a sair de casa rumo a uma loja física. Ou seja, o e-commerce ganhou espaço para suprir o alto nível de demanda dessa época do ano. 

Mas aqui vai uma pergunta: seu e-commerce está pronto para receber clientes? Se a resposta for negativa, tudo bem, pois neste artigo vamos te ajudar com algumas dicas que são essenciais para alavancar suas vendas. 

Confira as dicas a seguir e saiba o que poderá fazer a diferença na experiência de compras  para os seus consumidores:

1 – Use uma licença de e-commerce

Muitas empresas gastam fortunas para desenvolver seu próprio e-commerce, mas elas não sabem que existem soluções prontas no mercado, que são as licenças de e-commerce, como afirma Victor Escobar, sócio da EscaEsco Comunicação: “Vários empresários perdem dinheiro construindo um site para vender produtos do zero, algo que pode custar de R$ 15 a 200 mil. Assim como diversas agências, a EscaEsco tem uma solução sem custo inicial, pagando apenas um valor mensal de licença, que hoje gira em torno de R$ 650 mensais”.

2 – Analise seu público

O comportamento dos consumidores constantemente altera-se, nada é definitivo e você precisa estar atento aos seus possíveis clientes. O sucesso de sua campanha de fim de ano virá da capacidade de entender os novos interesses e prioridades do público. Preste atenção nos detalhes e se houve variações importantes nas buscas, canais ou plataformas de acesso ao seu e-commerce. Analise o engajamento e as vendas nos últimos meses e procure identificar padrões que sinalizem adequações necessárias às estratégias de marketing e vendas.

3. Pense e antecipe promoções

Marcas acertam ativando campanhas de Black Friday e Natal com antecipação de dois meses. Este é o caminho ideal para aproveitar ao máximo o potencial de compra desta época. Mas não se preocupe, ainda há tempo para ativar campanhas, apesar dos desafios do período, afinal, a temporada de festas sempre pode converter novos clientes, basta mapear os canais e plataformas de maior acesso. Crie pontos de contato adicionais divulgando promoções e produtos em destaque, já que isso ajudará a gerar tráfego para o seu e-commerce, mantendo sua marca dentro das opções de compra dos consumidores indecisos.

4. Invista em clientes já fidelizados 

Crise econômica, baixo poder aquisitivo e novos concorrentes vendendo pela Internet são fatores que podem travar a taxa de conversão de seu e-commerce. Portanto, investir na retenção de clientes é a fórmula para sustentar o seu negócio. Use a época festiva para fortalecer relacionamentos com clientes recorrentes, promovendo seleções de produtos, descontos e conteúdo personalizado. Mais importante ainda, lembre-se de agradecê-los pela parceria e enviar uma mensagem inspiradora.

5. Tenha foco total no cliente, em todos os canais

Crie uma estratégia omnichannel para fornecer uma experiência coesa ao cliente. Ao vincular diferentes pontos de contato entre o cliente e a empresa, como aplicativos ou grupo de promoção fechado no WhatsApp, por exemplo, os compradores podem fazer uma transição perfeita entre os canais. Pense em como poderá ajudar o cliente a agilizar o processo de tomada de decisão.

6. Mantenha seu estoque abastecido 

Logo no início da pandemia, a alta no e-commerce levou à falta de itens em estoque, gerando atraso nas entregas. Pouco tempo após essa triste experiência é incabível voltarmos a cometer esse mesmo erro. Sendo assim, é obrigatório planejar ações com processos logísticos eficientes. Várias empresas vêm buscando soluções no modelo D2C de vendas (direct-to-consumer), que otimiza a gestão de estoque e o processamento de pedidos. Se sua operação tiver restrições de transporte e armazenamento, divulgue amplamente o prazo limite para a realização de pedidos, de modo que seus clientes possam se organizar.

7. Garanta uma equipe qualificada 

Em época de final do ano, o aumento da demanda de comércio eletrônico compete com equipes de suporte reduzidas e desgastadas. Nesse sentido, mais do que nunca é fundamental a utilização de ferramentas de automação. Além disso, CRM e canais de vendas devem estar integrados para facilitar o trabalho dos funcionários. Por fim, sua equipe deve oferecer um atendimento personalizado, fornecendo soluções para atingir os clientes na hora certa, entregando uma experiência de compra diferenciada e gerando resultados positivos. 

Seguindo essas sugestões, seu e-commerce deve apresentar um resultado positivo de vendas em poucos meses e, apesar de não ser tão fácil, criar boas experiências para seus clientes é essencial para ser lembrado no meio de tantas opções dentro do mercado. 

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