O que aprendemos com o Oscar sobre marketing

A premiação do Oscar é um dos eventos mais aguardados do ano, tanto para os cinéfilos quanto para a indústria cinematográfica. De acordo com Victor Escobar, diretor de atendimento da EscaEsco: “além de celebrar as melhores produções do ano, o Oscar também nos ensina muito sobre marketing”.

Neste artigo, temos algumas algumas lições que tiramos com esta premiação:

A primeira lição que podemos tirar é a importância de se ter um produto de qualidade. Os filmes indicados ao Oscar são selecionados com base em critérios como roteiro, direção, atuação e produção. Isso significa que, para ser considerado para o prêmio, o filme precisa ter um alto padrão de qualidade em todos esses aspectos. O mesmo vale para qualquer produto ou serviço: para se destacar no mercado é preciso oferecer algo que seja de qualidade superior.

Outra lição importante é a importância da promoção. Os estúdios de cinema fazem campanhas massivas para promover os filmes indicados ao Oscar, incluindo trailers, cartazes e entrevistas com os atores e diretores. Isso cria uma expectativa em torno dos filmes e ajuda a gerar buzz nas mídias sociais e em outros canais de comunicação. Da mesma forma, empresas de outros setores precisam investir em campanhas de marketing bem planejadas para promover seus produtos e serviços.

O Oscar também nos ensina sobre a importância do engajamento do público. Os fãs do cinema são ávidos por discutir e debater os indicados ao prêmio, o que gera uma grande quantidade de conteúdo gerado pelo usuário nas redes sociais. Isso ajuda a promover ainda mais os filmes indicados e a criar uma conexão emocional com o público. Da mesma forma, empresas podem gerar engajamento dos clientes por meio de conteúdo relevante, como vídeos, artigos e posts nas mídias sociais.

Por fim, o Oscar nos ensina sobre a importância da marca. O prêmio em si é uma marca forte, que é imediatamente reconhecida em todo o mundo. Os filmes indicados ao Oscar também se beneficiam da marca, pois ela é sinônimo de qualidade e prestígio. Da mesma forma, empresas precisam investir na construção de uma marca forte, que seja reconhecida e valorizada pelos consumidores.

Um exemplo disto é o filme “Parasita” que ganhou o Oscar de melhor filme, melhor filme estrangeiro, melhor roteiro original e melhor diretor em 2020. O filme ficou muito conhecido aqui no Brasil por meio de uma campanha de marketing digital muito bem elaborada por toda a equipe da EscaEsco e o efeito disso tudo foi chegar até Hollywood.

A premiação do Oscar nos ensina muito sobre marketing. Para se destacar no mercado é preciso oferecer um produto de qualidade, investir em promoção, gerar engajamento do público e construir uma marca forte. Com essas lições em mente, as empresas podem criar estratégias de marketing bem-sucedidas e alcançar o sucesso desejado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *