Publipost: o que é e como funciona
Cada vez mais utilizado pelas empresas, o publipost é uma ótima forma realizar a divulgação de produtos e serviços aproveitando-se da influência que algumas pessoas possuem nas mídias sociais.
Certamente, você segue algum digital influencer em seu Instagram, não é verdade? Provavelmente, de vez em quando, você deve ver esse(a) blogueiro(a) divulgando algum produto ou serviço em sua página, falando sobre todas as suas qualidades e benefícios, não é mesmo? E, também, é bem provável que você já tenha sido influenciado por essa pessoa e adquirido um desses produtos/serviços. Sim ou não?
Você sabe que, na maioria das vezes, esse influenciador está sendo pago para realizar essa ação? Sim, é verdade, assim funcionam os publiposts…
Mas, afinal, o que é um publipost?
Publipost é um post patrocinado, ou seja, quando uma marca paga alguém que tem forte influência digital para divulgar seus produtos ou serviços de forma on-line.
A divulgação pode ser realizada por celebridades, blogueiros, jornalistas, ativistas, entre outras personalidades, e veiculada em diferentes canais, como redes sociais (Facebook, Instagram, Tik Tok, YouTube, entre outras), blogs e portais de notícia.
A escolha dos influenciadores é baseada nos números de visualizações e seguidores que este possui em seu canal, por exemplo.
Contudo, Romeu Escanhoela, sócio-diretor na EscaEsco Comunicação, lembra de algo muito importante: “analisar o perfil do digital influencer é imprescindível para entender se o público que ele atinge está adequado ao nicho de sua empresa, pois isso contribuirá para que o seu objetivo de marketing seja alcançado”.
Porém, a análise do perfil do influenciador não deve ser pautada apenas em suas métricas no digital, mas também no comportamento dessa pessoa dentro e fora da internet, pois considerando toda a influência que a internet possui na vida dos indivíduos em geral, essa seleção deve ser feita de forma inteligente para que aquele que for representar o nome de sua empresa não corra o risco de prejudicar a imagem de sua marca.
O publipost, na maioria das vezes, possui um custo para a empresa que deseja explorar essa estratégia. No entanto, esse valor depende de muitos fatores que envolvem os objetivos da campanha, a mídia social a ser trabalhada, o reconhecimento da pessoa a ser contratada, a influência que ela possui sobre seus seguidores etc.
Regras para o publipost
Conforme estipula o Artigo 36 do Código do Consumidor, toda publicidade precisa ser facilmente identificada pelo consumidor.
Portanto, é extremamente fundamental que todo publipost seja sinalizado como tal, ou seja, quem estiver acompanhando um post patrocinado precisa saber, na hora, que aquele conteúdo tem cunho publicitário. Provavelmente, você já deve ter notado as hashtags “#ad” ou “#publi”, nas divulgações realizadas pelos digitais influencers que segue.
Caso essa regra não seja respeitada, empresa e influenciador podem ser denunciados no CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) e, consequentemente, punidos por isso.
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