Marketing de Afiliados: o que é e como funciona
Já ouviu falar em marketing de afiliados? Essa estratégia vem crescendo no digital e tornando-se uma oportunidade de lucro para diversos profissionais e empresas. Descubra, agora, como ela funciona!
Desejando evitar ambientes lotados, muitos cidadãos brasileiros decidiram experimentar as compras on-line pela primeira vez em 2020. Essa situação elevou em 23% o número de clientes on-line únicos durante o primeiro semestre deste mesmo ano. Conforme o estudo “Awin Report 2021“, realizado pela Awin, as vendas através do marketing de afiliados cresceram cerca de 72% durante o pico da primeira onda do Coronavírus, em maio.
Embora esse crescimento tenha caído para 49% em junho, quando as lojas começaram a reabrir, houve uma alta de 19% nos cliques dos produtores no primeiro ano da pandemia, indicando que em 2020 essa atividade foi mais alta do que baixa, mostrando o grande potencial dessa estratégia digital.
O que é marketing de afiliados?
Marketing de afiliados é uma técnica que tem como objetivo diversificar e ampliar os canais de vendas de uma marca, através da divulgação de anúncios em outros meios digitais.
Essa promoção é realizada por meio dos afiliados, ou seja, pessoas que divulgam produtos e/ou serviços das marcas terceiras em seus sites, blogs, mídias sociais, entre outros.
Ao contribuírem com a difusão dessas empresas, os usuários rentabilizam suas páginas e são remunerados conforme o desempenho das vendas realizadas.
Como funciona o marketing de afiliados?
Essa estratégia é uma ótima forma de fazer uma renda extra, pois funciona como uma parceria entre as marcas que querem aumentar suas vendas e empreendedores que desejam aumentar seus ganhos financeiros.
Existem profissionais que, inclusive, tem no marketing de afiliados sua principal fonte de renda.
Victor Escobar, sócio-diretor na EscaEsco Comunicação informa que “grandes empresas como a Amazon e a Magazine Luiza, por exemplo, utilizam esse método para aumentarem as suas vendas, no entanto, produtos digitais como e-books, cursos on-lines, consultorias e mentorias também podem ser vendidos através do marketing de afiliados.
Algumas das plataformas de afiliados mais utilizadas são:
Benefícios do marketing de afiliados:
Tanto as empresas quanto os empreendedores que investem nessa estratégia podem se beneficiar de diversas formas, entre as vantagens do marketing de afiliados podemos citar:
Marcas:
- Baixo custo de aquisição e de manutenção das equipes que realizam a divulgação de seus produtos;
- Economia de recursos e investimentos;
- Ganho de relevância através da técnica de SEO – Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca), em razão do grande número de links externos que apontam para os domínios de seus sites.
Filiados:
- Baixo investimento para começar;
- Flexibilidade, já que eles decidem quanto tempo querem dedicar na divulgação de produtos e/ou serviços.
Por Kate Batista
Deixe um comentário