Google Ads e os tipos de anúncios

Por: Mariane Cabrera

Em nosso último artigo falamos um pouco sobre o AdSense, e ficamos devendo um conteúdo sobre a ferramenta irmã dele, o Google Ads, ou AdWords como era conhecido até um tempo atrás. Mas vamos lá, de forma geral, o Ads é a plataforma de anúncios do Google, muito útil para empresas que desejam de forma assertiva, impactar seus potenciais clientes, gerando receita através de captação de leads. 

O Ads possui uma proposta bem simplista, exibir anúncios realmente relevantes, entregando exatamente aquilo que as pessoas buscam, utilizando palavras-chave como facilitadora dessa ponte, conectando interesses dos usuários com serviços ou produtos dos anunciantes. A ferramenta conta ainda com diversos formatos de anúncios, podendo ser exibidos em vídeos, banners em sites que são parceiros do Google (como citados no artigo sobre AdSense), entre outros, tudo fazendo parte da rede de Display da Google. 

Ademais, não podemos esquecer também de falar do YouTube, plataforma potente para os anunciantes, o segundo maior buscador do mundo. Portanto, além de criar conteúdos escritos, é necessário também focar em bons vídeos com as palavras-chave que interessam aquele seu público. Mas pode acontecer de você, enquanto anunciante, optar por não divulgar seu negócio no YouTube e, está tudo bem, porque as possibilidades dentro do Ads são variadas. Cabe a você definir a que melhor estratégia que se adapta às suas necessidades. Sabendo disso, entenda um pouquinho sobre os tipos de anúncios: 

  • Rede de Pesquisa: Campanha para quem deseja ser encontrado através de pesquisas no Google, tendo como objetivo receber cliques nos anúncios. Neste tipo de campanha, você paga por cada clique recebido nos seus anúncios.
  • Rede de Display: Trata-se dos famosos banners, os anúncios gráficos que são exibidos nas páginas parceiras da Rede de Display, ou seja, nos sites de quem aluga um espaço pelo AdSense. Ficou confuso? Vamos explicar de maneira mais fácil. Você provavelmente já deve ter notado que após pesquisar por determinado produto, grande parte dos sites que você visita passa a exibir anúncios de produtos similares ao que você pesquisou. Esses anúncios fazem parte da Rede de Display. Nesse caso, sendo o objetivo apenas a visualização e não o clique, como em Rede de Pesquisa, o custo é calculado através do CPM, custo por mil impressões. 
  • YouTube Ads: Através desse serviço, você pode inserir publicidades da sua empresa em vídeos da plataforma. Centenas de pessoas acessam o YouTube diariamente, possibilitando a diversificação da criação desses anúncios e, por meio de ferramentas de segmentação, pode-se definir quando, onde e para quem um anúncio será exibido. 
  • Google Shopping: Ferramenta muito útil para quem possui e-commerce e busca anunciar seu catálogo de produtos. Através do Google Shopping é possível promover seus produtos e trazer tráfego para o seu site, tendo uma maior geração de leads, ou se for o caso, atrair pessoas para a loja física.

Mas, afinal, qual é a grande vantagem de se utilizar o AdWords? Victor Escobar, especialista em Ads e sócio da EscaEsco Comunicação, explica: “Podemos citar como a principal vantagem as diversas opções de mensuração, de modo que o Ads é uma plataforma inteligente, capaz de recomendar modificações personalizadas da campanha, otimizando seus anúncios”. 

Além do mais, podemos citar os seguintes benefícios para você ou sua empresa: 

  • Permite que você ou sua empresa sejam encontrados mais facilmente;
  • É facilmente mensurável e pode analisar diversas variáveis;
  • É uma plataforma de marketing muito flexível;
  • Pode-se realizar a segmentação de público;
  • É mais rápido e fácil que o SEO;
  • Total controle sobre o orçamento;
  • Ajuda a construir o reconhecimento de sua marca;
  • Pode gerar leads em grande escala;
  • Pode reforçar suas outras estratégias de marketing;
  • Possibilidade de programar anúncios para alcançar o público no momento certo;
  • Vínculo entre as contas de Google Ads e Google Analytics;
  • Concorrer de igual para igual com grandes marcas.

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