SERP? Você sabe o que é essa sigla?

Por: Mariane Cabrera

Você já ouviu falar em SERP? Em um primeiro momento, ao olharmos para essa sigla esquisita, ficamos em dúvida sobre o seu significado, mas ela está mais presente no seu cotidiano na internet do que você possa imaginar.

Victor Escobar, sócio da EscaEsco, nos explica: “as páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP) são a resposta do Google à consulta de pesquisa de um usuário é a sigla para “Search Engine Results Page”, ou seja, quando você pesquisa sobre um determinado assunto no Google, ao clicar naquela lupa, você cairá numa página de resultados cheias de links com aquilo que o servidor julga ser mais interessante para a sua pesquisa, certo? Pois aquela página é uma SERP”.

O Google atualmente possui recursos variados para as SERPs, que aparecem na primeira página, porém, as duas categorias mais importantes são os resultados pagos e resultados orgânicos. Os resultados pagos são de anunciantes que dão lances em palavras-chave por meio do Google Ads, e os resultados orgânicos são posições nessas páginas que são determinadas pelo algoritmo do Google, levando em consideração os resultados mais relevantes para tal pesquisa.

Sabendo disso, concluímos que as SERPs são tão importantes para os usuários, pois elas são um fator decisivo na hora de definir quais páginas terão sucesso na web e quais não terão muitos acessos, afinal, elas são a principal fonte de acesso do público a novos sites.

Mas não podemos nos esquecer de um ponto essencial neste assunto: as estratégias de SEO (Search Engine Optimization), que vão de encontro com as SERPs quando trata-se de conseguir um bom posicionamento na busca orgânica dos buscadores, já que por meio de um conjunto combinado de técnicas, o SEO tornará o seu site mais amigável aos buscadores, procurando torná-lo também, ainda mais relevante a ser mostrado nos primeiros resultados das buscas.

Por agora, já pensando em estratégias de SEO que é possível se adotar, podemos considerar as seguintes:

  • Otimização das URLs, tendo em mente que links extensos e incompreensíveis, atrapalham a experiência do usuário e a compreensão dos buscadores;
  • Inclusão de meta-descriptions, ou seja, um resumo de tudo o que o usuário encontrará dentro da página, com palavras-chave, permitindo analisar se o conteúdo será relevante ou não para sua demanda;
  • Conteúdo e sites adaptáveis a diferentes tipos de dispositivos, levando em conta a boa leitura de textos e imagens;
  • Estratégias de link building: aumento do número de links externos apontando para seu site, já que isso torna o conteúdo mais relevante para os algoritmos do Google.

Essas são apenas algumas das opções de estratégias para tornar ainda mais relevante as páginas da web e, reiteramos que, se você possui um site, preocupar-se com as SERPs, ou seja, em estratégias para estar bem posicionado nas primeiras páginas dos buscadores é essencial para se obter bons resultados.

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