Mídia Out Of Home: já viu em algum lugar?

MOOH é uma sigla estranha e queridinha pelos publicitários, mas para quem não é da área, a desconhece, mesmo que esteja passando todos os dias por uma publicidade MOOH. 

Se esse é o seu caso, não se preocupe, o trecho a seguir, explicação do Victor Escobar, sócio da EscaEsco Comunicação, irá te ajudar a entender um pouquinho mais sobre esse assunto: 

“MOOH é a abreviação de “Mídia Out Of Home”, que é um dos principais e mais antigos formatos publicitários. Refere-se a qualquer publicidade visual que impacte pessoas fora de casa. Basta dar um passeio pela cidade e verá diversos outdoors e cartazes, isso é mídia MOOH. E, recentemente, unindo-se às tecnologias digitais para oferecer novas possibilidades aos anunciantes, criou-se o formato digital, que são os famosos relógios, totens de rua e painéis em elevadores, que transmitem vídeos ou sequências de imagens”. 

As opções desse modelo de mídia são extensas, de outdoors em grandes avenidas a painéis digitais em estações e metrôs, a MOOH detém um grande número de telas espalhadas por todo o globo, só para se ter noção, nos Estados Unidos, atualmente há cerca de 25 milhões de anúncios nesse formato. Dá para se imaginar o quão lucrativo é esse mercado. 

Mas por que, enquanto marca, é importante se adequar e investir nessa mídia de rua? A resposta é bem simples, anunciar em espaços públicos, é o método mais antigo da história da humanidade, mas vindo ao presente, é fato que o público espera ser surpreendido pela criatividade nas comunicações das marcas, por isso vemos tantos displays criativos nas ruas de grandes centros urbanos. Além do mais, diferentemente do rádio ou televisão, quem vê o anúncio, praticamente não pode desligar ou sair dele, pois a MOOH está totalmente inserida no ambiente onde a pessoa está, não podendo ser evitada. 

Mas aqui vai uma pergunta: você possui interesse em anunciar sua empresa através desse modelo de mídia? Sim? Então ajudaremos listando alguns dos formatos mais tradicionais que compõem o out of home: 

  • Outdoors estáticos: painéis com mensagens ou anúncios impressos; 
  • Anúncios iluminados: pôsteres ou outdoors destacados por uma luz, normalmente utilizado para publicidades de bares, boates, restaurantes etc; 
  • Anúncios adesivados em ônibus: costumam estar presentes na janela traseira ou em sua lateral (lembrando que a legislação de algumas cidades proíbe); 
  • Outdoors digitais: painéis digitais com uma programação de anúncios em vídeos/animações, trocada de segundos em segundos, muito comum em estações de trem e metrô, relógios de rua, totens em pontos de ônibus e elevadores; 
  • Tecnologia de projeção: projetores de imagens, que podem ser direcionados para a fachada ou a lateral de edifícios, técnica muitas vezes utilizada para divulgação de mensagens políticas.

Com todas essas opções, fica fácil deixar a criatividade fluir para entregar um bom anúncio para o público, ainda mais pensando nas vantagens que o MOOH entrega, como: 

  • Alcance amplo ou específico: quer anunciar em uma avenida específica? Você pode! Quer anunciar por toda a cidade de São Paulo? Você também pode! O out of home te entrega a possibilidade de direcionar a sua campanha para qualquer espaço, seja de alcance amplo ou para um público mais específico; 
  • Custo-benefício: ao contrário de anunciar no horário televisivo, nesta mídia, não é preciso investir valores muito elevados para se ter bons resultados, sendo possível até mesmo utilizar a internet ao seu favor, comprando anúncios on-line de forma programática, escolhendo apenas os locais, dias e horários ao qual você possui interesse;
  • Interações com o público: assim como citado anteriormente, seu anúncio e seu possível cliente, compartilham do mesmo ambiente, ou seja, o público literalmente participa da sua ação publicitária, e fazendo uso de estratégias como a inserção de QR Codes, essa interação fica ainda mais forte, podendo levar para suas redes sociais e até mesmo o site da sua marca. 

Com toda certeza, o MOOH é um formato que traz bons rendimentos! Seja parado no trânsito, esperando o metrô, ônibus, ou andando por uma avenida, o público irá fixar a sua marca, é um ótimo método de ser lembrado, não é mesmo? 

Por: Mariane Cabrera

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