Dicas quentes para crescer nas mídias sociais
De acordo com a pesquisa Global Digital Overview 2020, feita pelo site We Are Social, em parceria com a ferramenta Hootsuite, o brasileiro passa em média 3 horas e 31 minutos conectado às mídias sociais. É inegável o quão presente estamos nesse mundo digital, e você, se for creator ou responsável por alguma marca, precisa entender e trabalhar em cima de estratégias para potencializar sua marca dentro da Internet.
A Internet e as redes sociais criaram um caminho imprescindível, já há alguns anos, para a construção de autoridade e de vendas das marcas. Olha só a quantidade de usuários que navegam por cada mídia social, de acordo com o Digital 2022 – Brazil:
- WhatsApp: 165 milhões de usuários
- YouTube: 138 milhões de usuários
- Instagram: 122 milhões de usuários
- Facebook: 116 milhões de usuários
- TikTok: 73,5 milhões de usuários
Cada mídia social dessas, possui suas particularidades, seu formato de feed, layouts etc., mas, apesar disso, compartilham de uma mesma necessidade: a de reter a atenção dos usuários. São tantos conteúdos, tantos posts, que nem sempre o algoritmo estará ao seu favor, mas isso não é algo definitivo, há maneiras de reter a atenção do seu público e obter mais engajamento nas mídias sociais. Vamos às dicas?
- Interação nos primeiros minutos
As mídias sociais analisam em seu algoritmo o comportamento de uma publicação em seus primeiros minutos, disponibilizando essa publicação para uma pequena parcela de seguidores. Ou seja, se essa pequena parcela de seguidores achar relevante a publicação e começar a curtir ou a comentar, essa a publicação ganhará amplitude dentro da mídia social e obterá mais contas alcançadas.
- Identificar o seu nicho
Identifique o seu nicho, o seu público, através de enquetes e produza conteúdos relevantes para eles. Esse deve ser o seu lema: produzir conteúdos relevantes para o seu nicho. Mas não produza qualquer coisa apenas para estar presente nas mídias sociais, esse não é o objetivo. O correto é assumir um papel coerente, onde suas publicações façam sentido para quem te segue. Conteúdos fracos e saturados a Internet já possui aos montes.
- Foco no conteúdo
Criando conteúdos úteis e agradáveis para o seu nicho, você terá um maior engajamento. Produza posts para aparecer no feed, invista em boas legendas e conteúdos que façam sentido com o seu perfil, nada de falar sobre culinária se a sua proposta é falar sobre marketing digital, quem te seguiu tomou essa decisão por querer saber mais sobre marketing.
- Ciclo de vida do post
Sabemos que todo conteúdo tem um ciclo de vida, uma trend viraliza, ganha a atenção do grande público e depois entra em declínio quando todos já se cansaram daquele formato, sendo que sua tarefa está justamente aqui: não permitir que seu conteúdo sature ou deixe de ser relevante para os seus seguidores.
- Identifique as novas tendências
Alie-se a novas tendências, trends que estão surgindo, novos formatos, esteja antenado e surfe no momento, mas sempre lembre-se, vivemos em uma fase que tudo esgota-se rapidamente. Muitas vezes, em menos de uma semana, determinado vídeo viral já não é mais interessante. Saiba inserir-se e retirar-se no momento certo de cada trend. Um exemplo disso é o novo comportamento que vem sendo adotado no TikTok, onde dancinhas e vídeos curtos ficaram para trás. O público agora vem valorizando vídeos que ensinem ou apresentem algo novo, mostrem lugares, experiências etc.
- Entenda os formatos de cada mídia social
Por exemplo, o Instagram possui um formato completamente diferente da proposta do TikTok e os criadores precisam adaptar-se ao que cada mídia social nos oferece. Todos já conhecem os formatos que o Instagram disponibiliza: feed, stories, reels, explorar…, mas você sabia que cada um deles possui um algoritmo próprio? E que você deve pensar a lógica do seu conteúdo de forma específica para cada um? Dessa forma, utilize estratégias para aumentar o seu engajamento entendendo o que os grandes influenciadores estão fazendo. A tendência atual é investir em vídeos? Aposte nessa ideia, use o reels para apresentar-se a quem ainda não te conhece.
- Publi versus Depoimentos de Consumidores
Falar de forma franca sobre um produto ou serviço fora do perfil da empresa, através de um consumidor, é o que vem se tornando cada vez mais tendência e conversão em vendas. As pessoas buscam por influencers da vida real, conteúdos úteis e que não são maquiados visando apenas likes ou vendas.
- Quantidade de publicações
Criar uma rotina de postagens, duas ou três vezes ao mês não é o suficiente, precisa ser algo semanal, com constância. É assim que o algoritmo das mídias sociais trabalha para dar mais visibilidade, ou seja, para dar maior amplitude aos usuários ativos daquela mídia social, em especial aos creators.
- Instagram e os perfis de sucesso
Grandes perfis conhecem a importância de conectar-se com os seguidores através dos stories, já que a sequência de postagem de até cinco stories por dia garante uma taxa de retenção para seu público de mais de 70% (Pesquisa RD Station 2022).Confira esses dados da RD Station para entender como as grandes marcas trabalham no Instagram atualmente:
- marcas com menos de 5 mil seguidores postam em média de 5 a 6 stories no Instagram por mês;
- aquelas com entre 5 a 10 mil seguidores postam em média 7 a 8 stories no Instagram por mês;
- marcas entre 10 e 50 mil seguidores postam em média 15 a 16 stories no Instagram por mês;
- as que têm entre 50 e 100 mil seguidores postam em média 28 a 29 stories no Instagram por mês;
- e marcas com mais de 100 mil seguidores postam em média 49 a 50 stories do Instagram por mês.
- Google ou Mídias Sociais?
Como dito anteriormente, a chave do sucesso atualmente está em conteúdos relevantes que conectam criadores reais com pessoas reais, a prova disso está em um movimento que vem surgindo: a procura de informações diretamente nas mídias, e não em buscadores da Internet. Apresentamos três dados superinteressantes da Pesquisa RD Station 2022 sobre isso:
- 61,5% dos usuários das mídias sociais no Brasil afirmam que usam as mídias para buscar mais informações sobre marcas e produtos;
- 42% dos usuários de TikTok no Brasil gostam de utilizar essa mídia social para acompanhar e curtir os vídeos de marcas e empresas que gostam;
- 35% dos usuários de TikTok no Brasil já compraram algum produto ou contrataram algum serviço que descobriram no TikTok.
Uma última dica? Seja sincero com seus seguidores, produza bons conteúdos e seja lembrado!
Por: Mariane Cabrera e Romeu Escanhoela
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