Dicas quentes para crescer nas mídias sociais

De acordo com a pesquisa Global Digital Overview 2020, feita pelo site We Are Social, em parceria com a ferramenta Hootsuite, o brasileiro passa em média 3 horas e 31 minutos conectado às mídias sociais. É inegável o quão presente estamos nesse mundo digital, e você, se for creator ou responsável por alguma marca, precisa entender e trabalhar em cima de estratégias para potencializar sua marca dentro da Internet.

A Internet e as redes sociais criaram um caminho imprescindível, já há alguns anos, para a construção de autoridade e de vendas das marcas. Olha só a quantidade de usuários que navegam por cada mídia social, de acordo com o Digital 2022 – Brazil

  1. WhatsApp: 165 milhões de usuários
  1. YouTube: 138 milhões de usuários
  1. Instagram: 122 milhões de usuários
  1. Facebook: 116 milhões de usuários
  1. TikTok: 73,5 milhões de usuários

Cada mídia social dessas, possui suas particularidades, seu formato de feed, layouts etc., mas, apesar disso, compartilham de uma mesma necessidade: a de reter a atenção dos usuários. São tantos conteúdos, tantos posts, que nem sempre o algoritmo estará ao seu favor, mas isso não é algo definitivo, há maneiras de reter a atenção do seu público e obter mais engajamento nas mídias sociais. Vamos às dicas?

  1. Interação nos primeiros minutos

As mídias sociais analisam em seu algoritmo o comportamento de uma publicação em seus primeiros minutos, disponibilizando essa publicação para uma pequena parcela de seguidores. Ou seja, se essa pequena parcela de seguidores achar relevante a publicação e começar a curtir ou a comentar, essa a publicação ganhará amplitude dentro da mídia social e obterá mais contas alcançadas. 

  1. Identificar o seu nicho

Identifique o seu nicho, o seu público, através de enquetes e produza conteúdos relevantes para eles. Esse deve ser o seu lema: produzir conteúdos relevantes para o seu nicho. Mas não produza qualquer coisa apenas para estar presente nas mídias sociais, esse não é o objetivo. O correto é assumir um papel coerente, onde suas publicações façam sentido para quem te segue. Conteúdos fracos e saturados a Internet já possui aos montes.

  1. Foco no conteúdo

Criando conteúdos úteis e agradáveis para o seu nicho, você terá um maior engajamento. Produza posts para aparecer no feed, invista em boas legendas e conteúdos que façam sentido com o seu perfil, nada de falar sobre culinária se a sua proposta é falar sobre marketing digital, quem te seguiu tomou essa decisão por querer saber mais sobre marketing. 

  1. Ciclo de vida do post

Sabemos que todo conteúdo tem um ciclo de vida, uma trend viraliza, ganha a atenção do grande público e depois entra em declínio quando todos já se cansaram daquele formato, sendo que sua tarefa está justamente aqui: não permitir que seu conteúdo sature ou deixe de ser relevante para os seus seguidores. 

  1. Identifique as novas tendências

Alie-se a novas tendências, trends que estão surgindo, novos formatos, esteja antenado e surfe no momento, mas sempre lembre-se, vivemos em uma fase que tudo esgota-se rapidamente. Muitas vezes, em menos de uma semana, determinado vídeo viral já não é mais interessante. Saiba inserir-se e retirar-se no momento certo de cada trend. Um exemplo disso é o novo comportamento que vem sendo adotado no TikTok, onde dancinhas e vídeos curtos ficaram para trás. O público agora vem valorizando vídeos que ensinem ou apresentem algo novo, mostrem lugares, experiências etc. 

  1. Entenda os formatos de cada mídia social

Por exemplo, o Instagram possui um formato completamente diferente da proposta do TikTok e os criadores precisam adaptar-se ao que cada mídia social nos oferece. Todos já conhecem os formatos que o Instagram disponibiliza: feed, stories, reels, explorar…, mas você sabia que cada um deles possui um algoritmo próprio? E que você deve pensar a lógica do seu conteúdo de forma específica para cada um? Dessa forma, utilize estratégias para aumentar o seu engajamento entendendo o que os grandes influenciadores estão fazendo. A tendência atual é investir em vídeos? Aposte nessa ideia, use o reels para apresentar-se a quem ainda não te conhece. 

  1. Publi versus Depoimentos de Consumidores

Falar de forma franca sobre um produto ou serviço fora do perfil da empresa, através de um consumidor, é o que vem se tornando cada vez mais tendência e conversão em vendas. As pessoas buscam por influencers da vida real, conteúdos úteis e que não são maquiados visando apenas likes ou vendas. 

  1. Quantidade de publicações

Criar uma rotina de postagens, duas ou três vezes ao mês não é o suficiente, precisa ser algo semanal, com constância. É assim que o algoritmo das mídias sociais trabalha para dar mais visibilidade, ou seja, para dar maior amplitude aos usuários ativos daquela mídia social, em especial aos creators

  1. Instagram e os perfis de sucesso

Grandes perfis conhecem a importância de conectar-se com os seguidores através dos stories, já que a sequência de postagem de até cinco stories por dia garante uma taxa de retenção para seu público de mais de 70% (Pesquisa RD Station 2022).Confira esses dados da RD Station para entender como as grandes marcas trabalham no Instagram atualmente: 

  • marcas com menos de 5 mil seguidores postam em média de 5 a 6 stories no Instagram por mês; 
  • aquelas com entre 5 a 10 mil seguidores postam em média 7 a 8 stories no Instagram por mês; 
  • marcas entre 10 e 50 mil seguidores postam em média 15 a 16 stories no Instagram por mês; 
  • as que têm entre 50 e 100 mil seguidores postam em média 28 a 29 stories no Instagram por mês;
  • e marcas com mais de 100 mil seguidores postam em média 49 a 50 stories do Instagram por mês. 
  1. Google ou Mídias Sociais?

Como dito anteriormente, a chave do sucesso atualmente está em conteúdos relevantes que conectam criadores reais com pessoas reais, a prova disso está em um movimento que vem surgindo: a procura de informações diretamente nas mídias, e não em buscadores da Internet. Apresentamos três dados superinteressantes da Pesquisa RD Station 2022 sobre isso: 

  • 61,5% dos usuários das mídias sociais no Brasil afirmam que usam as mídias para buscar mais informações sobre marcas e produtos;
  • 42% dos usuários de TikTok no Brasil gostam de utilizar essa mídia social para acompanhar e curtir os vídeos de marcas e empresas que gostam;
  • 35% dos usuários de TikTok no Brasil já compraram algum produto ou contrataram algum serviço que descobriram no TikTok.

Uma última dica? Seja sincero com seus seguidores, produza bons conteúdos e seja lembrado!

Por: Mariane Cabrera e Romeu Escanhoela

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