O impacto do YouTube: bilhões, empregos e criatividade

Quem poderia imaginar que uma plataforma de vídeos poderia influenciar tanto na economia e na sociedade? Se você acha que o YouTube é apenas um lugar para assistir a vídeos engraçados de gatos ou tutoriais de maquiagem, prepare-se para se surpreender. De acordo com o Relatório de Impacto no Brasil, divulgado pela plataforma nessa segunda-feira (14), o YouTube não é apenas um reduto de entretenimento, mas também um grande player econômico e um hub de criatividade.

Desenvolvido pela prestigiada Oxford Economics, esse relatório traz números impressionantes: em 2022, o YouTube contribuiu com mais de R$ 4,55 bilhões para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Claro, esse número teve uma pequena queda em comparação com os R$ 6 bilhões do ano anterior, mas não podemos comparar maçãs com laranjas, já que a metodologia de análise mudou.

Além disso, o YouTube se revelou um verdadeiro motor de empregos. No ano passado, foram mais de 140 mil empregos de tempo integral gerados graças à plataforma. Embora menor do que os 160 mil empregos de 2021, essa é uma contribuição significativa para o mercado de trabalho. E não estamos falando apenas de empregos diretos, mas também dos indiretos, criados por influência da plataforma.

Falando em criadores, os números impressionam. O relatório revela que o número de canais com mais de 1 milhão de inscritos cresceu 20% em 2022. Nada mal, hein? E isso não é tudo: no Brasil, cerca de 195 mil criadores e parceiros estão colhendo os frutos financeiros de suas presenças no YouTube. Para 4 em cada 10 criadores, o YouTube é a principal fonte de renda.

E não podemos esquecer do impacto nas pequenas e médias empresas. O relatório mostra que 84% das PMEs com um canal no YouTube acreditam que a plataforma desempenhou um papel vital em expandir sua base de clientes e atingir novos públicos. Isso é uma janela de oportunidades que pode não ser encontrada na mídia tradicional.

“Não há dúvidas de que o YouTube é muito mais do que um simples site de vídeos. Ele é um protagonista no cenário econômico, criativo e educacional do Brasil. Sua influência se estende desde a geração de empregos até o fortalecimento das vozes individuais”, afirma Victor Escobar, diretor de atendimento da EscaEsco.

Então, da próxima vez que você assistir a um vídeo no YouTube, lembre-se de que você faz parte de um ecossistema vibrante que molda nossa sociedade de maneiras surpreendentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *