Diversidade nas empresas: qual é a importância e como implantá-la?

A diversidade é um dos assuntos mais discutidos da atualidade, ela está presente dentro das universidades, no mundo dos esportes e isso não poderia ser diferente dentro do cenário corporativo. Promover ambientes de trabalho mais inclusivos é fundamental para uma sociedade cada vez mais justa.

A diversidade é constantemente estimulada nas campanhas publicitárias, frequentemente discutida em eventos e palestras pelo mundo afora, regularmente explorada em conteúdos de inbound marketing e, diariamente, a sua ausência é denunciada na internet.

Contudo, apesar de bastante discutido dentro e fora das mídias sociais, esse tema merece muito mais atenção, mostrando que a sociedade ainda tem muito a evoluir nesse quesito.

Mas, o que é diversidade e qual é a sua importância?

É quando diferentes espaços se tornam mais inclusivos. Dentro de uma empresa a diversidade prega que as equipes sejam compostas por pessoas de diferentes gêneros, etnias, formações, religiões, idades, limitações, habilidades, entre outras características.

Onde existe a diversidade, existe uma riqueza de ideias, de percepções e diferentes pontos de vistas, fatores fundamentais para a resolução de conflitos, a solução de problemas e a tomada de decisões, o que por si só já é muito positivo para uma empresa.

Além desses benefícios, empresas plurais podem experimentar outras diversas vantagens, como:

  • Maior criatividade e inovação;
  • Melhor gestão de riscos;
  • Conexão com um público maior;
  • Melhora da imagem da marca perante o mercado e sua audiência;
  • Maior recrutamento e retenção de funcionários;
  • Melhor retorno sobre o investimento.

Como implantar a diversidade nas empresas?

Investir na diversidade é um processo duradouro que exigirá muito da empresa, porém, como vimos acima, os resultados serão sempre satisfatórios para todos os lados envolvidos nessa causa. 

Romeu Escanhoela, sócio-diretor na EscaEsco Comunicação, adianta: “para que ela funcione verdadeiramente, a empresa realmente precisa acreditar que a diversidade é o caminho indispensável para um ambiente corporativo mais saudável; e que o seu objetivo principal seja fazer com que os colaboradores sintam-se acolhidos e livres de preconceitos e julgamentos dentro do local de trabalho. As empresas devem oferecer oportunidades para as pessoas independente de gênero, classe social e/ou religião, mas sim, por suas experiências e qualidades profissionais”.

Algumas ações que podem ser desenvolvidas para impulsionar a diversidade nas empresas são:

  • Avaliar como é formado o seu quadro de colaboradores, se ele é inclusivo ou não;
  • Analisar se o seu processo de recrutamento não é engessado com foco sempre no mesmo tipo de candidato;
  • Investir na comunicação interna, buscando promover o respeito às diferenças;
  • E não se esquecer da inclusão, pois como já disse Verna Meyers, especialista em diversidade e inclusão: “diversidade é ser convidado para a festa; inclusão é ser tirado para dançar”.

Por Kate Batista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *