Business Intelligence: por que tão importante?

Por: Mariane Cabrera

Se você é antenado às tendências do mercado, com toda certeza já deve ter ouvido falar em Business Intelligence (BI), área de grande importância que cada vez mais ganha seu espaço dentro das empresas. E esse destaque ao BI se deve muito a um fator essencial para seu negócio: a análise de dados para criação de estratégias inteligentes. Desse modo, munidos de informações, o BI e o marketing se unem para definir ações que irão elevar os resultados de sua empresa. 

Fator essencial: então minha empresa precisa investir em dados? 

“Sim, sua empresa precisa investir em dados! Isso pois eles trazem embasamento em fatos concretos, justificando e assegurando qualquer tomada de decisão. Eles ainda servem como métricas para saber o que está funcionando e o que não está, sendo possível realizar uma análise do cenário, elaborando estratégias com maiores chances de obtenção de bons resultados“, afirma Victor Escobar, sócio da EscaEsco Comunicação.

Então Business Intelligence são apenas dados? 

Business Intelligence são dados, mas não apenas isso! Podemos definir BI como um conjunto de estratégias que são empregadas objetivando a análise de dados a fim de melhorar a tomada de decisão baseada em informações concretas. Seguindo sua tradução, é uma forma de proporcionar a inteligência para os negócios.

Mas neste momento, você leitor, deve estar se perguntando como é possível coletar, agrupar e analisar de forma rápida e eficiente tantas informações? 

E na prática, como o BI funciona? 

A resposta é simples, entretanto, pôr em prática o BI dentro do seu negócio será uma tarefa que necessitará de atenção plena. Mas você poderá contar com aplicativos e ferramentas que otimizam a análise de informações e o seu desempenho como um todo. 

Mas vamos com calma, pois o primeiro passo não envolve necessariamente nenhuma aplicação ou programa, trata-se apenas da mudança na cultura da sua empresa, passando a confiarem em dados e na aplicação deles. E enfim, consecutivamente, o que deve-se fazer é realizar a coleta de dados do seu negócio. 

Onde posso realizar essa coleta de dados ?

São múltiplas as opções de onde realizar essa coleta. As maneiras mais comuns são através de ferramentas de web analytics, automação de marketing, CRM ou uma plataforma de BI. E tendo em vista a área de Marketing, que é uma das que mais se beneficiam do BI, essas ferramentas citadas anteriormente fornecem dados relevantes como:

  • fluxo de entrada dos visitantes do site;
  • páginas com as melhores conversões;
  • caminhos percorridos pelo seu Lead;
  • os padrões de consumo;
  • qual a taxa de conversão da sua empresa;
  • quais itens foram comprados juntos;
  • entre outras informações. 

Contudo, esses dados podem ser coletados também por meios alternativos, através de pesquisas com clientes e ex-clientes, benchmarking, relatórios internos, etc. 

Avançando de etapa, já estando com os dados em mãos, é importante criar uma filtragem e cruzamento das informações para a geração de insights e estratégias. A dica para este momento é a utilização de programas que permitam que você coloque dados de formas gráficas. Para isso, recomendamos o Excel, assim como o RapidMiner, que permite esse cruzamento de forma mais completa. 

De início, todo esse processo pode mostrar-se bem demorado, mas com o tempo, as informações se tornarão cada vez mais evidentes, facilitando que você conheça seu negócio a fundo. 

Business Intelligence e Marketing Digital? 

Uma das grandes vantagens do Marketing Digital em relação ao marketing tradicional é a possibilidade das suas ações serem mensuradas. Isso quer dizer que você pode saber com precisão quais campanhas foram mais efetivas, qual caminho seus Leads percorreram antes de se tornarem clientes ou até quais conteúdos são mais interessantes para seu target. E todas essas informações aparecem em forma de dados. Consegue perceber a conexão do BI com o marketing? 

Esses são dados crus que aquelas ferramentas citadas lá atrás nos fornecem. A ideia é trabalhá-los até que se tornem informações relevantes, gerando insights, e assim, utilizando-os em estratégias de Marketing. Portanto, Business Intelligence, os dados gerados pela sua operação juntamente com as estratégias definidas, devem ser um tópico levado com seriedade dentro da sua empresa.

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